Primeiros pacientes aprovam QG de Combate ao Mosquito
Esperança. Seja para não esperar muitas horas na fila, seja para ganhar a atenção de médicos e enfermeiros ou mesmo para receber um remédio que alivie o sofrimento e dores provocados pela dengue, zika ou chikungunya. A esperança foi o sentimento visível nos pacientes que buscaram atendimento no primeiro dia de funcionamento do QG de Combate ao Mosquito. A unidade foi aberta às 7 horas da manhã desta quarta-feira e funcionará 24 horas por dia.
O QG foi montado pela Secretaria de Saúde de Itabuna para atender exclusivamente casos suspeitos das arboviroses e, logo nas primeiras horas da manhã, já contava com mais de 150 pacientes. O fotógrafo Luís Aberto Alves, morador do bairro de Fátima, chegou cedo e foi o primeiro a receber a senha. Explicou que era para a mãe dele, que já estava apresentando os sintomas há uma semana. “Acho que esse posto aqui no centro da cidade foi a melhor iniciativa da prefeitura para a população que está sofrendo muito”.
Alívio com atendimento - A dona de casa Jaciara Oliveira, do bairro Lomanto, outra das primeiras pacientes a ser atendida, disse, chorando, que já não suportava tanta dor, há quatro dias em casa. “Vamos torcer para que esse QG continue funcionando bem”. A aposentada Maria da Silva Passos, da Califórnia, junto com um filho e a nora, todos com sintomas das viroses, não teve que aguardar muito para a consulta médica. Ela passou pela triagem que inclui medição de pressão arterial e um questionário sobre os sintomas acometidos. O processo é feito por uma das enfermeiras plantonistas que logo em seguida encaminha a um dos consultórios médicos instalado no QG.
O local conta com diversas divisões, entre elas duas salas amplas, uma de espera e a outra para hidratação. Ambas com cadeiras confortáveis e a de hidratação tem ainda suportes para soro. Uma ambulância tipo UTI estará à disposição em tempo integral para, se necessário, levar pacientes em situação mais grave, para o Hospital de Base.
Faxinaço - Além do atendimento emergencial, a Secretaria de Saúde inicia também o faxinaço, que consiste num grande mutirão para descoberta e eliminação de focos de larvas. O combate ao mosquito adulto será feito com carro fumacê, segundo adiantou o secretário de Saúde, Paulo Bicalho.
Bicalho ressalta o empenho que a prefeitura de Itabuna vem tendo para minimizar a situação de emergência enfrentada pelo município e pede o apoio da comunidade para ajudar na eliminação do inimigo da saúde pública. “Sabemos que não será fácil, mas também não é impossível se houver a união de esforços”.